A 14ª DP INTEGRA ESSE PROJETO
O DEDIC, Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão, é um projeto inovador destinado a consolidar novos paradigmas na atuação da Polícia Civil do Estado do Rio Janeiro. O principal objetivo do projeto consiste em aumentar a eficiência das investigações e oferecer atendimento melhor aos cidadãos que necessitarem dos serviços prestados pela Polícia Civil.
Convergindo conhecimento prático, recursos tecnológicos e dedicação integral dos policiais civis, que agora passam a trabalhar em jornada diária e não mais no regime de plantão de 24h por 72h, busca-se alcançar alto índice de solução dos crimes ocorridos nas áreas geográficas abrangidas por esse projeto.
Inicialmente o DEDIC está implantado nos seguintes bairros: Copacabana, 12ª DP; Leblon, 14ª DP; Gávea, 15ª DP; Barra da Tijuca, 16ª DP; Tijuca, 19ª DP; Campo Grande, 35ª DP; Icaraí, 77ª DP.
As pessoas que residem ou trabalham na área dessas delegacias contam agora com duas alternativas para fazer a comunicação de uma ocorrência à Polícia Civil.
- Dirigir-se pessoalmente à delegacia e fazer o Registro de Ocorrência. Esse é o método tradicional vigente em todas as DPs.
- Comunicar a ocorrência a partir de qualquer lugar (escritório, casa, trabalho, etc.) através da Internet. Alternativa inovadora oferecida pelo DEDIC.
O Registro de Ocorrência feito através da internet é composto de duas fases: comunicação da ocorrência e validação da comunicação. Na primeira fase a vítima acessa o site do DEDIC e faz o registro do fato. Na segunda fase, um policial recebe esse registro na delegacia e o valida mediante entrevista pessoal com a vítima no sentido de obter todos os esclarecimentos necessários a investigação e formalizar os documentos produzidos.
No momento em que o cidadão faz o registro pela internet ele escolhe quando e onde (delegacia, residência, trabalho) deseja ser atendido. Caso opte, por exemplo, em ser atendido na sua residência, um policial da delegacia, utilizando viatura reservada e notebook com acesso aos sistemas da polícia, vai ao seu encontro no dia e horário previamente definido.
FATOS QUE PODEM SER REGISTRADOS
- Extravio de documento
- Roubo de documento
- Furto de documento
- Roubo de objeto
- Furto de objeto
- Agressão física
- Violência doméstica
- Ameaça
- Injúria
- Calúnia
- Desaparecimento de pessoa
- Encontro de pessoa desaparecida
ETAPAS DO REGISTRO
- Acessar o site do projeto DEDIC;
- Clicar no item Comunicação de Ocorrência;
- Concordar com os termos do registro;
- Indicar o CEP de sua residência ou do local de trabalho e selecionar a rua onde o fato ocorreu;
- Selecionar o tipo de fato;
- Preencher o formulário de identificação;
- Informar o local da ocorrência;
- Descrever minuciosamente o que ocorreu;
- Informar se há outras pessoas envolvidas no fato;
- Informar quando e onde (delegacia, residência, trabalho) deseja ser atendido;
- Encerramento da comunicação;
- O comunicante receberá no seu e-mail o protocolo do registro;
- Receberá, posteriormente, outro e-mail confirmando a data e o local de atendimento escolhido.