Comunicação de Ocorrência - DEDIC


A 14ª DP INTEGRA ESSE PROJETO







O DEDIC, Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão, é um projeto inovador destinado a consolidar novos paradigmas na atuação da Polícia Civil do Estado do Rio Janeiro. O principal objetivo do projeto consiste em aumentar a eficiência das investigações e oferecer atendimento melhor aos cidadãos que necessitarem dos serviços prestados pela Polícia Civil.

Convergindo conhecimento prático, recursos tecnológicos e dedicação integral dos policiais civis, que agora passam a trabalhar em jornada diária e não mais no regime de plantão de 24h por 72h, busca-se alcançar alto índice de solução dos crimes ocorridos nas áreas geográficas abrangidas por esse projeto.

Inicialmente o DEDIC está implantado nos seguintes bairros: Copacabana, 12ª DP; Leblon, 14ª DP; Gávea, 15ª DP; Barra da Tijuca, 16ª DP; Tijuca, 19ª DP; Campo Grande, 35ª DP; Icaraí, 77ª DP.

As pessoas que residem ou trabalham na área dessas delegacias contam agora com duas alternativas para fazer a comunicação de uma ocorrência à Polícia Civil.


  • Dirigir-se pessoalmente à delegacia e fazer o Registro de Ocorrência. Esse é o método tradicional vigente em todas as DPs.


  • Comunicar a ocorrência a partir de qualquer lugar (escritório, casa, trabalho, etc.) através da Internet. Alternativa inovadora oferecida pelo DEDIC.


O Registro de Ocorrência feito através da internet é composto de duas fases: comunicação da ocorrência e validação da comunicação. Na primeira fase a vítima acessa o site do DEDIC e faz o registro do fato. Na segunda fase, um policial recebe esse registro na delegacia e o valida mediante entrevista pessoal com a vítima no sentido de obter todos os esclarecimentos necessários a investigação e formalizar os documentos produzidos.

No momento em que o cidadão faz o registro pela internet ele escolhe quando e onde (delegacia, residência, trabalho) deseja ser atendido. Caso opte, por exemplo, em ser atendido na sua residência, um policial da delegacia, utilizando viatura reservada e notebook com acesso aos sistemas da polícia, vai ao seu encontro no dia e horário previamente definido.






FATOS QUE PODEM SER REGISTRADOS





  1. Extravio de documento
  2. Roubo de documento
  3. Furto de documento
  4. Roubo de objeto
  5. Furto de objeto
  6. Agressão física
  7. Violência doméstica
  8. Ameaça
  9. Injúria
  10. Calúnia
  11. Desaparecimento de pessoa
  12. Encontro de pessoa desaparecida

   

ETAPAS DO REGISTRO


  1. Acessar o site do projeto DEDIC;
  2. Clicar no item Comunicação de Ocorrência;
  3. Concordar com os termos do registro;
  4. Indicar o CEP de sua residência ou do local de trabalho e selecionar a rua onde o fato ocorreu;
  5. Selecionar o tipo de fato;
  6. Preencher o formulário de identificação;
  7. Informar o local da ocorrência;
  8. Descrever minuciosamente o que ocorreu;
  9. Informar se há outras pessoas envolvidas no fato;
  10. Informar quando e onde (delegacia, residência, trabalho) deseja ser atendido;
  11. Encerramento da comunicação;
  12. O comunicante receberá no seu e-mail o protocolo do registro;
  13. Receberá, posteriormente, outro e-mail confirmando a data e o local de atendimento escolhido.